Luís Antero | Gravações Sonoras de Campo (Field Recordings)


 

ARQUIVO SONORO DO CENTRO HISTÓRICO DE COIMBRA | PAISAGENS SONORAS DA CIDADE


AS PAISAGENS SONORAS AJUDAM-NOS A COMPREENDER O MODO COMO O SOM CARACTERIZA UM ESPAÇO OU LUGAR.

Quais os sons que a nossa cidade incorpora? Quanto deles já desaparecerem irremediavelmente? Estamos habituados a olhar o mundo que nos rodeia, mas quanto tempo nos dedicamos a escutar a “música” da cidade? O que podemos aprende acerca da especificidade das comunidades de uma cidade (comunidades espaciais, bairros, comunidades profissionais, etc.) através da dimensão sonora?

COIMBRA E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM CURSO

A paisagem sonora de Coimbra resulta de uma combinação particular de sons tradicionais (em vias de desaparecimento?) e sons modernos, sendo essa combinação que confere à cidade uma identidade própria. O espaço urbano de Coimbra (nomeadamente o seu Centro Histórico) encontra-se sujeito a profundos processos de transformação espacial e social. Estas transformações formam uma malha complexa e sobreposta de realidades que são passíveis de ser descobertas e discutidas.


OBJECTIVOS DO PROJECTO

Documentar o património sonoro da cidade, através da criação de um “arquivo sonoro” online, que disponibilizará os sons da cidade;

Promover a participação dos conimbricenses na recolha sonora e sua interpretação e valorização como símbolos identitários da Cidade de Coimbra;

Auxiliar num maior (re)conhecimento da Baixa e Alta de Coimbra, organizando oficinas de recolha de material sonoro, que serão, igualmente, um convite à deambulação pelo Centro Histórico e ao mapeamento sonoro da Cidade.

Um projecto desenvolvido pelo JACC – Jazz ao Centro Clube

Direcção Artística: Luís Antero

(site em breve) 

Cropless_JACC

 

OFICINA: PERCURSOS SONOROS PELO CENTRO HISTÓRIA DE COIMBRA

Estamos habituados a olhar o mundo que nos rodeia, mas quanto tempo nos dedicamos a escutar a “música” da cidade?

O que podemos aprender acerca da especificidade de uma cidade através da dimensão sonora?

A oficina 'Percursos Sonoros pelo Centro Histórico de Coimbra', com Luís Antero, é um convite para a deambulação e descoberta da cidade através dos seus sons.

Uma experiência a não perder!

Datas: 18 e 26 de abril // 02 e 24 de maio // 07 e 21 de junho // 2015

 

Make a Free Website with Yola.