Luís Antero | Gravações Sonoras de Campo (Field Recordings)


Vídeo/Entrevista de Marco Alexandre, curador da plataforma Viseu Sonoro, sobre o meu trabalho artístico.

"O Viseu Sonoro continua a trabalhar para trazer as artes oriundas da nossa região ao foco de uma lente. Desta vez mostramos uma pessoa que nos tem habituado a escutar, em sessões dos Jardins Efémeros ou pelos quatro cantos de Portugal: Luís Antero"

https://youtu.be/8h9EZ3O75AU

Vídeo de Tiago Martins para o concerto inaugural do programa do Serviço Educativo do JACC, em parceria com o Convento São Francisco, em Coimbra: Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade.

Esta proposta, em torno de uma instalação audiovisual, permite a exploração artística, educativa e lúdica do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra.

A partir do dispositivo interactivo Mobiliário Sonoro 01 (MS01), desenvolvido com base numa parceria entre o JACC e o Computacional Design and Visualization Lab, do Cognitive and Media Systems Group, Centro de Informática da Universidade de Coimbra, este programa visa dar a conhecer a cidade do Mondego através de uma perspectiva audível: a partir das suas paisagens sonoras. Procura sensibilizar para a escuta e para o som como possibilidade de descoberta e conhecimento, enquanto objecto social e criativo, num processo em que os sentidos se complementam.

 

O Dia Internacional da Escuta 2017, 18 de Julho, foi assinalado pelo Serviço Educativo JACC com o programa DAR A OUVIR. PAISAGENS SONORAS DA CIDADE, no Convento São Francisco. Com a participação especial de Carlos Alberto Augusto, Raquel Castro e do nosso formador Luís Antero
Aqui fica a bela reportagem da Esectv.

 

3º filme realizado em parceria com Tiago Cerveira sobre o património natural e social do vale do Rio Alvovo, que mereceu uma Menção Honrosa por parte do Júri da Juventude Lusofonia Panorama Regional, na edição de 2016 do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, realizado anualmente em Seia.

Sinopse: Depois de ‘o Rio’ e ‘o Rio ­ parte 2’ este filme vem na sequência do projecto artístico de arquivo e documentação das paisagens e marcos sonoros do vale do rio Alvoco, Sons de Alvoco (sonsdealvoco.yolasite.com), nomeadamente através da edição dos trabalhos sonoros da série O Rio na netlabel Impulsive Habitat, a que o projecto O Meio e a Gente se associou. Assim, é no cruzamento do som com a imagem que se constroem estas outras paisagens, bebendo sempre da base humilde deste vale, da sua natureza, arquitectura e gentes, com a certeza que estaremos a contribuir também para o seu conhecimento e enriquecimento. Um filme sobre o abandono e a solidão, mas igualmente sobre a infindável beleza de um rio e do seu vale.

 

Vídeo Oficial da Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO

No âmbito do projecto Geopark Estrela, para além de oficinas de gravações sonoras de campo, participei também com gravações e filmagens para o vídeo oficial da candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.

 

O RIO - parte 2
um filme de Luís Antero e Tiago Cerveira

Rio Alvoco. 32 km. Alvoco da Serra-Ponte das 3 Entradas.
'o rio - parte 2' navega pelo território de montanha do vale do rio Alvoco. Percorremos, juntos, os seus socalcos, ouvimos o murmurar generoso das suas águas, escutamos as histórias da sua vivência e olhamos, felizes, para a sua paisagem verde, no vale que constrói a partir da mãe d'água que a sabedoria popular nos disse existir em determinado local.
o rio Alvoco é um rio de história, de saberes ancestrais, de vivências coletivas, de um riquíssimo património material e imaterial que, uma vez mais, tentamos espelhar através da arte do som e da imagem.

 


O RIO
um filme de Luís Antero e Tiago Cerveira

Rio Alvoco. Alvoco da Serra-Ponte das 3 Entradas. 32km.
Rio de montanha, o Alvoco percorre um vale outrora fértil de quase tudo, desde os peixes abundantes aos produtos semeados e recolhidos nas suas margens ricas, dando a água igual alimento para o funcionamento dos moinhos.
Hoje, o que existe desta realidade antiga e dinâmica é apenas a memória, uma memória colectiva que teimamos em não deixar morrer.
Através da prática artística, da recolha de sons e imagens, damos o nosso contributo para a perpetuação desta memória, em homenagem àqueles que fizeram, fazem e continuam a fazer deste um vale de pura poesia.





vídeo RTP  ("Um português está a registar sons do mundo rural para mais tarde recordar.")


   

   


SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL

OUT.RA - Associação Cultural



SOUNDWALKERS

um filme de Raquel Castro

 

Make a free website with Yola